HISTÓRICO DO NÚCLEO DE DANÇA E PERFORMANCE MARCOS SOBRINHO


O Núcleo de Dança e Performance surgiu com o seu criador-intérprete, Marcos Sobrinho. Em São Paulo, desde 1998, o sergipano Marcos Sobrinho desenvolve suas investigações cênicas abordando, sobretudo, as artes plásticas como estratégia para as suas modulações estéticas.


No espetáculo “En Bloq - interfaces de um corpo/poema”, o escultor e pintor Alberto Giacometti, além de inspirar poéticas relacionadas à identidade do indivíduo contemporâneo, foi motivação para a sua investigação corporal. Já com os dois últimos trabalhos, “El Puerto” e “O Ilha” a obra do artista plástico José Leonilson foi o ponto de partida para a criação cênica dessas performances. Nestes dois projetos, além de terem sido abordadas questões relacionadas ao rito de passagem “vida-morte”, foram experimentadas algumas relações entre corpo e objeto - sujeito e objeto. Em um território cênico onde a própria fronteira entre as linguagens é revelada frágil, torna-se desnecessário classificar nossos experimentos como dança ou instalação coreográfica. Entendemos que algumas hierarquias já não nos cabem mais. Na fusão entre esses dois universos - artes plástica/dança - as fronteiras cada vez mais são abolidas. Não há uma imediata preocupação em estabilizar uma linguagem corporal, mas sim uma necessidade de criar diferentes contextos para descobrir novas texturas e práticas em performance e dança.


Nossas principais criações foram: “Intersecções”; “Lócus - un chant d’amour” (Bolsa Rede Stagium); “Um Diálogo Possível” (Rumos Dança Itaú Cultural); “En Bloq – Interfaces de um Corpo/Poema” (Prêmio Estímulo à Dança); “El Puerto” (Prêmio Funarte Klauss Vianna e ProAC); “O Ilha” (Contemplado pelo Segundo e Sétimo Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo) “Dedicate” (Contemplado pelo Sétimo e Décimo Edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo); "O Baile ou Entre Imagens e Não-Lugares" (contemplado pela 10ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo).


CONTATOS - ZIGOTUS@HOTMAIL.COM



Única apresentação em São Paulo. Aguardamos sua presença.





Convidamos a todos para nosso novo espetáculo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário